Responsabilidade Ambiental

Agroenergia: Preservação e Responsabilidade Socioambiental

Na atualidade, a questão ambiental permeia todas as atividades desenvolvidas por qualquer empresa. É dever das empresas zelar pela sanidade ambiental, através do desenvolvimento de técnicas cada vez mais limpas e com melhor retorno socioambiental para sua comunidade abrangente.

Neste viés, a Agropecuária AH vem inovando e aprimorando seus métodos de produção para ser uma empresa cada vez mais sustentável.

Em parceria com a Catena Energia, a AH está desenvolvendo um projeto de autossuficiência energética, baseado no aproveitamento dos dejetos suínos para a geração de biogás através de biodigestores e conversão em energia elétrica. Além da eletricidade, o processo resultará em biofertilizante para o uso em pastagem e na agricultura.

Desta forma, a AH utiliza ao máximo seu potencial energético e garante que, além de cumprir toda a legislação, seus resíduos são reaproveitados, evitando riscos ao meio ambiente.

Na Agropecuária AH, os dejetos da suinocultura não são passivos ambientais, e sim insumos para suprir suas demandas energéticas e de fertilização do solo.

Monitoramento ambiental

A Agropecuária AH realiza monitoramento contínuo da qualidade ambiental em suas propriedades visando a preservação do meio ambiente.

São coletadas amostras de solo, água, efluentes e das culturas para controle dos riscos de contaminação. Todos os processos são acompanhados por profissionais da área ambiental.

Compostagem Orgânica

Visando o aproveitamento do potencial energético e produtivo, a Agropecuária AH investe no desenvolvimento do próprio composto orgânico com o intuito de aproveitar os resíduos provenientes das atividades desenvolvidas. Sejam eles dejetos suínos, casca de café, esterco de confinamento ou restos de colheitas, tudo é analisado para a formulação de um composto orgânico que, diferentemente dos fertilizantes comuns que trabalham apenas na linha da nutrição, também contribui para o desenvolvimento de uma fauna microbiótica e prolonga a disponibilidade de nutrientes no solo. Além da contribuição ambiental, uma vez que diminui a exploração dos recursos naturais e gera uma destinação adequada para os resíduos, há ainda uma diminuição dos custos e a melhoria da condição natural do solo no médio e longo prazo.

Controle das atividades produtivas e de preservação

A Agropecuária AH conta com um eficiente sistema de gestão que possibilita o controle em tempo real de todas as suas atividades produtivas, utilizando índices de produtividade e qualidade, evitando desperdícios de insumos e consequente riscos de contaminação.

Além disso, todas as propriedades contam com um complexo mapeamento das áreas de produção e de preservação ambiental, racionalizando recursos e localizando o potencial de cada área. Isso auxilia na identificação das possíveis alterações na paisagem, permitindo uma ação rápida e localizada das equipes.

Conscientização ambiental

Além das atividades de cunho ambiental desenvolvidas pela Fundação AH como o reaproveitamento de material reciclado, os funcionários recebem treinamento para manejo e disposição adequadas dos resíduos gerados, tanto nos escritórios quanto nas áreas produtivas e nas colônias. A separação dos resíduos é estimulada e todo o material orgânico gerado é destinado para adubagem do solo.

A empresa não utiliza matérias descartáveis em seu dia a dia: tomar café ou água somente em canecas e xícaras, diminuindo a utilização de plástico e a quantidade de resíduo gerado.

Nas rotinas do escritório, a impressão de documentos é realizada somente em último caso, dando prioridade para a troca e armazenagem de arquivos digitais.

 

Site: www.catenaterritorial.com

 

Empresa Associada