Agropecuária AH investe em meios de transporte sustentável

23/03/2018

Inovação é uma das marcas da Agropecuária AH. O investimento em novas tecnologias produtivas e ampliação da produtividade já é uma realidade nas propriedades do grupo há várias décadas. Helder Höfig, visionário CEO da empresa, busca aliar produção e tecnologia para um agronegócio social, ambiental e economicamente sustentável.

Nesse viés, no início do ano, antigas motos movidas a gasolina foram substituídas por duas bicicletas elétricas de última geração, adequadas para o ambiente da fazenda e com desempenho superior às bicicletas elétricas tradicionais.

As bicicletas elétricas são empregadas no dia a dia dos supervisores das granjas de suínos da Fazenda Córrego Azul. Cada supervisor é responsável pela operação de mais de uma granja, sendo necessário o deslocamento corriqueiro entre os setores para orientar a produção e o trato dos animais. Mensalmente, esse deslocamento de moto produzia um total de 102 kg de CO2 pela queima da gasolina; o deslocamento de bicicleta elétrica permite que seja emitido apenas 10% do emitido pelas motos. Além da economia diária de combustíveis fósseis, há uma redução significativa na emissão de gases de efeito estufa.

Maykon César de Brito Silva, supervisor das Granjas São José, Acácia II e Central, diz que “o deslocamento diário de curtas e médias distâncias ficou muito mais fácil, é possível ganhar tempo em tarefas que anteriormente faríamos a pé”, além disso “essa ação demonstra um interesse do grupo em incentivar a melhoria da qualidade de vida”. Já Adriano Silva Costa, supervisor das granjas Paredão I e Paredão II, concorda que o transporte diário ficou muito mais simples e lembra sobre o abastecimento: “as recargas são feitas na própria granja no período noturno, gerando capacidade de deslocamento para quase uma semana de trabalho”. Isso evita que haja o deslocamento para o ponto de abastecimento, que tem horário de funcionamento fixos e fluxo de veículos pesados.

Algumas limitações, como dificuldade de transporte de materiais e de deslocamento de mais de uma pessoa, são empecilhos diagnosticados, mas com soluções já encaminhadas.

Entretanto, é inegável as melhorias ambientais, financeiras e de qualidade de vida que a simples aplicação de uma tecnologia antes restrita somente a cidade tem gerado no dia a dia da fazenda. “Nossa visão é possibilitar um agronegócio competitivo e que agregue valor a partir de diferenciais importantes, como diminuição do custo de operação, preocupação com meio ambiente e qualidade de vida para todos os envolvidos no processo produtivo. Certamente, iniciativas positivas como essa serão ampliadas e agregarão mais valor à nossa marca”, completa Helder Höfig.

Galeria de Imagens